Páginas

Curiosidade: Taxa de crescimento do cabelo, barba ou pêlos



Barbear-se não faz seus pelos crescerem mais grossos, mais fortes, mais rápido, ou qualquer outro. Na verdade, ao contrário do que os pais de todo o mundo tendem a dizer aos seus filhos quando eles começam a barbear-se. Tem sido comprovado por numerosos estudos desde por volta da década de 1920 que se barbear não tem absolutamente nenhum efeito sobre a taxa de crescimento do cabelo.
O crescimento do cabelo é controlado por folículos pilosos encontrados logo abaixo da pele. Estes folículos não são de forma alguma afetados pelo corte. Apenas a parte externa do seu cabelo que já está morto é cortado. Os folículos que determinam a espessura / cor / taxa de crescimento não são afetados pelo corte.
Quanto tempo esse mito tem sido amplamente considerado verdade ninguém sabe, embora, segundo o New York Times, a população tem acreditado no mito pelo menos 50 anos.
Uma das razões pela qual as pessoas parecem acreditar nisso (é só porque seus pais disseram-lhes assim) é que depois que raspar o cabelo e ele começa a crescer novamente, parece muito mais grosso, mesmo que não esteja. 
Na verdade, a razão por trás dos cabelos extra grossos não tem nada a ver com o porque dele ter sido cortado ou qualquer coisa do tipo. Para saber por que você sente seus fios mais grossos, pense em você segurando um fino galho de árvore de um comprimento. Quando é longo, vai ser pouco flexível, permitindo você dobra-lo um pouco com pouco esforço. Entretanto, se você pegar nesse  mesmo galho de árvore poucos centímetros mais para baixo, você já não será capaz de dobra-lo tão facilmente ou possivelmente em todos os lugares, então de repente parece muito mais dura ou mais forte. O mesmo tipo de coisa está acontecendo com seu cabelo quando você se depila ou faz a barba.
Algumas pessoas também acham que a cor dos pelos (ou cabelos) ficam mais escura quando voltam a crescer. Isso novamente é mentira e, de fato, porque as pessoas acreditam, é um mistério ainda maior do que o próprio mito. Se fosse verdade, depois de certo número de vezes que todos tivéssemos cortado os cabelos, todos teríamos cabelos escuros. Não há realmente nenhuma razão para pensar que ele está ficando mais escuro, mais uma vez, os folículos pilosos debaixo de sua pele determinar a cor do cabelo e eles não são afetados. É que as pessoas acreditam, que, quando eles começaram a cortar, o cabelo ele era leve e macio e com o passar dos anos eles vão crescendo e ficando velhos. Talvez eles pensem nisso como o motivo para o escurecimento, mas na verdade nada mais é do que o simples fato de você estar ficando mais velho.
Quanto à equivocada taxa de crescimento, este mais ou menos vem a ser a mesma coisa. Os folículos pilosos de controle estão sob a pele, então cortando o cabelo morto, não vai fazer nada. Pessoas mais supersticiosas acham que isso é verdade, pois quando eles começam a se depilar quando ainda eram jovens, seus cabelos não cresciam tão rapidamente. Então, ao se tornar adultos, ele começo a cresce muito mais rapidamente do que quando ele começou a aparecer em seu corpo. Assim, esta pessoas podem interpretar mal pensando que isto foi causado pelo corte (provavelmente, tal como os anteriores, isto foi apoiado por seus pais em algum momento, quando eles começaram à depilar-se foram falando que se cortassem muito seguido seus pelos iriam nascer mais grosso / mais escuro / mais rápido). Mas no final, esta linha de raciocínio é não passa de besteira.
Agora com tintura de cabelo é possível sim afetar a espessura e outros aspectos do crescimento dos pêlos. No entanto, ela nunca será o motivo do cabelo seu voltar a crescer mais grosso / mais escuro / mais rápido. Na verdade, com a pintura  você está danificando os folículos capilares debaixo da sua pele, ao longo do tempo à medida que você pinta mais e mais seu cabelo, eles  voltarão a crescer cada vez menos e por vezes até vai ficar mais claros e finos. Assim, ao contrário de depilar-se, na verdade, o que pode mesmo afetar o crescimento de seu cabelo é a tintura. Sendo que o corte não afeta em nada.

Fonte: http://pybony.blogspot.com/2010/10/raspar-nao-afeta-o-crescimento.html

0 comentários:

Postar um comentário